quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vim ver um filme caliente, mas acabei vendo sessão da tarde... ah, não!!!

Não à censura


Espectador processa censores chineses por cortes em filme


A China tem pessoas revolucionárias. Vai ver deve ser o reflexo de uma política autoritária, que apregoa que o coletivo é mais importante que o individual, a tal ponto de um indíviduo, para se afirmar, ter que atuar de forma quase sobre-humana (basta relembrar o estudante chinês que, sozinho, ficou postado em frente a tanques de guerra, em uma cerimônia).
-
Desta vez, um amante do cinema, após ver um filme com várias partes censuradas, alega a infrigência a direitos dos consumidores, de ver uma película em sua integralidade, e entrou com uma ação de indenização contra a Administração Estadual para Rádio, Cinema e Televisão da China e contra também as redes de cinema que estão veiculando a pelicula.
-
O extraordinário valor pleiteado, a título de 'danos emocionais' por não poder assistir ao tórrido "Lust, caution" (de Ang Lee), é de 500 yuan (cerca de R$120,00).
-
Pois é, se fosse aqui no Brasil, uma rede de tv bem globalizada iria pagar muitas indenizações por cortes, em razão de censura, em filmes, novelas, desenhos e, inclusive, programas educativos! (não entendeu? clique aqui e aqui ).
-
Veja a notícia também aqui!

Nenhum comentário: