quarta-feira, 2 de abril de 2008

Trégua?

Notícias Sérias do 1º de abril


Após hostilidades mútuas entre Brasil e Espanha, parece que haverá trégua entre as relações diplomáticas envolvendo turistas das duas nações.

A Espanha, inicialmente, teria rejeitado turistas brasileiros sob a desculpa de que estariam indo lá para fomentar o mercado da prostituição. Contudo, isso soube-se de forma sorrateira, já que, oficialmente, apertaram-se as portas para turistas brasileiros em face de problemas pequenos, previstos de forma objetiva, como ausência de dinheiro suficiente, local de estadia etc.

Da mesma forma, utilizando-se da reciprocidade internacional, o Brasil passou a exigir, dos turistas espanhóis, as mesmas exigências dos brasileiros. Muitos espanhóis foram, com acerto, barrados.

Ontem, 1º de abril (parece mentira, mas não é), em Madri, o Ministério da Relações Exteriores do Brasil, por seu Subsecretário de Comunicações Brasileiras, Agripino Maia, e o Ministério espanhol de relações exteriores, na figura de sua Subsecretária María Jesús Figa, assinaram protocolo com o fim de solucionar a crise.

Entre os diversos pontos do protocolo, constam (a) possibilidade de contato com consulados locais para os turistas barrados; (b) acesso a banheiro e às malas; (c) instalação de caixas bancários locais, a fim de possibilitar ao turista o saque de dinheiro, caso se exija quantia mínima de dinheiro para a estadia; (d) reforço da cooperação das polícias dois dois países.

Ao contrário de muitas opiniões que eu li, contrárias à atitude brasileira, entendo ter sido a mais adeqüada. Poderá haver retribuições futuras? Com certeza. Mas, frise-se isso, uma nação independente não pensa, apenas, nas retribuições monetárias no mercado internacional - vislumbra, antes de tudo, a proteção de seu nacional, em qualquer ponto do mundo (seja o nacional criminoso, ou não).


Para saber mais sobre o assunto, veja: Polícia Federal barra espanhois em aeroportos

Ou, ainda:

Consultor Jurídico
O Globo
BBC Brasil

Nenhum comentário: